Quer adotar? O que você precisa saber?



 UM ANIMAL ADOTADO DE ABRIGO LEVA UM TEMPO PARA CONFIAR E ENTENDER QUE A SUA CASA AGORA É O SEU LAR, É NORMAL QUE INICIALMENTE SEJA DESCONFIADO, ARREDIO, ALGUMAS VEZES ATÉ AGRESSIVO (ELE TEM MEDO!), É COMUM QUE ELE SEJA ARISCO NOS PRIMEIROS DIAS E TENTE FUGIR… 

DÊ UM TEMPO PARA ELE CONHECER O LUGAR ONDE SERÁ O SEU ESPAÇO, PARA ELE SE ACOSTUMAR COM AS PESSOAS, após estabelecer AMOR e CONFIANÇA tudo é superado mais facilmente!


1 – A família toda deve consentir, respeitar e, se possível, colaborar para cuidar do novo ente da casa. Se todos dividirem as tarefas no trato do animal ele estará muito bem acolhido.


2 – Esteja ciente dos custos. Os animais precisam de ração e água à disposição, de um espaço adequado para brincar, não devem ser acorrentados e precisam regularmente de atendimento veterinário.


3 – Não procrie seu animal. A castração é um ato de amor, ela contribui para o controle populacional dos animais, auxilia no comportamento, evita fugas, doenças como câncer e piometra, acaba com disputa territorial, brigas e xixi fora do lugar.


4 – Animais não são descartáveis. Quando for tirar férias, providencie algum lugar para seu amigo ficar ou alguém que vá até a sua casa para cuidar dele. Existem muitos hotéis pets e cuidadores para te ajudar. Além disso, caso mude de país, cheque a legislação. A maioria dos lugares permitem a entrada de animais domésticos com seus donos e as companhias aéreas fazem esse transporte regularmente.


5 – Gatos precisam de proteção dobrada. Telas e redes de proteção são indispensáveis para que o animal não caia. Além disso, não permita as “voltinhas noturnas”. O animal pode procriar, ser envenenado, se perder ou ser atropelado.


6 – Em caso de cães, passeios são imprescindíveis e devem ser feitos antes das 10h e depois das 16h, ou o sol pode queimar suas patinhas. Lembre-se, as necessidades do animal devem ser recolhidas.


7 – Eduque de forma carinhosa seu animal. É necessário impor limites, conforme orientação do veterinário responsável, de forma firme, mas nunca cruel. Lembre-se, filhotes requerem atenção dobrada. Nessa fase de desenvolvimento, é preciso paciência dobrada. 


Fonte: AMPARA.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas